domingo

Crush it - Gary Vaynerchuk (2009)

Gary Vaynerchuk é uma personagem engraçada. Não só pelo facto de com 34 anos já ganhar alguns milhões de dólares por ano, mas principalmente por o fazer a divulgar vinhos online. Leu bem, vinhos online.

O seu pai tinha uma loja de vinhos nos EUA e desde cedo Gary o ajudou, fazendo todo o tipo de tarefas. Há uns anos lembrou-se de aproveitar o potencial da internet para lançar aquele que é hoje o canal de vinhos mais popular na rede. Escusado será dizer que Gary também é hoje reconhecido como um dos maiores especialistas mundiais em vinho. Esta sua paixão e os resultados que tem obtido já lhe abriram portas em praticamente todos os canais de televisão americanos, incluindo grandes programas como o já extinto “Late Night” de Conan O’ Brian.

Mas deixemo-nos de apresentações. Basicamente o que interessa é que este homem é um super-especialista em utilizar a internet para alavancar um negócio e é isso que ele partilha no livro “CRUSH IT”. Segundo ele, hoje em dia qualquer um se pode tornar milionário desde que tenha um negócio, paixão e a dedicação suficiente.

O livro está cheio de dicas práticas de como usar as ferramentas online. 

Por exemplo: 
- onde comprar um domínio? 
- que domínios comprar?  
- quais os melhores sites pra blogs? 
- que camâra devo usar para filmar um video?  
- onde alojar os meus videos?  
- etc, etc, etc…  

Mas mais do que ferramentas e dicas práticas, o autor dá-nos uma checklist de como pôr em prática o nosso sonho e gerar movimento na rede através da criação de uma legião de pessoas interessadas na nossa marca. 

Ora vamos ao que interessa!

1 – Identificar paixão
2 – Pensar em pelo menos 50 tópicos de blog fantásticos
3 – Responder:  
- tenho a certeza de que a minha paixão é o que penso ser? 
- posso falar melhor do que todos ou de estar pelo menos no TOP10?
4 – Dar um nome à marca pessoal (ex. o “gajo” que percebe de vinho)  
5 – Registar o nome e os domínios  
6 – Escolher o meio para chegar ao público (ex. video, audio, escrita)
7 – Começar um blog
8 – Contratar um web designer  
9 – Inserir um link para facebook, botões de partilha e botões de acção que convidem as pessoas a fazer negócio consigo  
10 – Criar uma página de fãs no Facebook  
11 – Assinar ping.fm ou mobile.me e distribuir para todas as redes (principalmente facebook e twitter)  
12 – Colocar conteúdos  
13 – Criar comunidade ao deixar comentários noutros blogs e respondendo a comentários no próprio blog  
14 – Usar a procura do twitter (search.twitter.com) para ver o que andam a dizer da sua marca, assim como das da concorrência  
15 – Usar o blogsearch do google (blogsearch.google.com) para procurar blogs relacionados  
16 – Juntar-se ao máximo de páginas do facebook e grupos relacionados com a sua área de actividade  
17 – Repetir os passos 12 a 16 vezes e vezes sem conta  
18 – Fazer de novo o passo 17  
19 – Fazer de novo o passo 18  
20 – Quando sentir que a marca ganhou suficiente atenção, comece a apresentar-se a publicitários online para vender publicidade  
21 – Aproveite a viagem! O processo é maior que os resultados! Não se esqueça, o objectivo NÃO é ganhar dinheiro. É DIVERTIR-SE, SER FELIZ!  


Aconselho a leitura ou, se possível, a versão audio-livro pois é lido pelo próprio e nada como receber a paixão directamente da fonte!

1 comentário:

Alli Pucci disse...

A versão brasileira do livro de Gary Vaynerchuck caham-se VAI FUNDO!
Estou lendo. È muito bom, com conteúdos práticos.