quarta-feira

Buy.ology - Martin Lindstrom (2008)

Desta vez vamos fazer uma viagem pelo maravilhoso mundo do neuromarketing, área sobre a qual se debruça este livro FANTÁSTICO!

Em vez de vos fazer um resumo global do livro, optei desta vez por vos trazer algumas das descobertas mais fascinantes que este livro releva. Basicamente será um "banquete" de curiosidades.


LANÇAMENTO DE PRODUTOS
Sabia que 8 em cada 10 produtos novos sucumbem nos primeiros 3 MESES? No Japão este valor sobe para 9,7.


PRODUCT PLACEMENT
Trabalha em marketing e já comprou o chamado "product placement"? Pois fique sabendo que apenas resulta caso o produto tenha um papel que faça SENTIDO dentro da narrativa. Caso não tenha, o resultado até pode ser o inverso.


BOCEJO
A maioria das pessoas não só boceja quando vê alguém a bocejar mas também quando lê a palavra "bocejo" - algo que lhe deve estar a acontecer agora. A resposta está nos neurónios-espelho (se gosta do tema sugiro "Inteligência Social" do Daniel Goleman).


MÚSICA
Várias lojas de roupa em NY adoptaram passar música com mensagens subliminares (ex. "não roubarás"). Resultados: as vendas aumentaram 15% e os roubos baixaram 58%!


"CHEIRA A NOVO"
Sabia que o cheiro sedutor a pele num carro é artificial? Vem de uma lata de spray...


SORRISO NAS VENDAS
A breve exposição a imagens de rostos a sorrir durante 16 MILISSEGUNDOS (não perceptível conscientemente) afecta o preço que os voluntários num estudo estavam dispostos a pagar por uma bebida: o grupo "sorridente" estava disposto a PAGAR O DOBRO!


LOGOTIPO
O que se pensava ser o mais importante em publicidade É O MENOS IMPORTANTE!


ANÚNCIOS CHOCANTES
Quais os anúncios mais eficazes para não nos encorajar a fumar? Os SEM AVISOS DE SAÚDE! Quanto mais avisos (ex. imagens chocantes), mais vontade as pessoas têm de fumar...


VELOCIDADE
Não é só a informação que tem vindo a acelerar. Em 2007 as pessoas andavam 10% mais rápido do que em 1997! E na Dinamarca as pessoas FALAM 20% MAIS DEPRESSA que há 10 anos!


FACTOR X9
Quando a Unilever ia lançar um champô novo na Ásia um colaborador teve a ideia de escrever nos rótulos: contém factor X9. Quando a empresa deu por isso já não foi a tempo de retirar os rótulos. Passados 6 meses lançou nova remessa já com o rótulo corrigido. RECEBERAM IMENSAS RECLAMAÇÕES!!! Desde então várias marcas têm adoptado esta estratégia. Ex: Sony TRINITRON; Chanel Sublimage (com FPA), etc...


MARCAS vs RELIGIÃO
Um estudo revelou que quando participantes viam imagens associadas a marcas fortes (ex. I-Pod; Harley-Davidson) o seu cérebro registava EXACTAMENTE o mesmo padrão de actividade que quando viam imagens religiosas!!


OLFACTO
- O cheiro é tão poderoso que se verificou que espalhar "aromas femininos", como baunilha, nas secções de roupa de senhora fazia aumentar para o DOBRO o volume de vendas!

- Os frascos da NESCAFÉ são criados para libertarem o maior aroma possível no momento em que são abertos, pois este tipo de café não tem qualquer CHEIRO ESPECIAL!

- A MacDonalds lança cheiro a bacon e queijo acabado de fazer no sistema de ventilação. Virá da cozinha? Não. É totalmente ARTIFICIAL!

- E sabia que já existe um aroma das partes íntimas femininas? Chama-se VULVA e pode ser adquirido aqui: www.smellmeand.com


SENSAÇÃO
O que diz dos comandos da Bang & Olufson levarem pesos lá dentro só para parecerem mais robustos? Ah pois é...


AUDIÇÃO
Em 2006 o Metro de Londres passou a transmitir música clássica. Alguns dos resultados: - os assaltos diminuíram 33% - os ataques a funcionários baixaram 25% - o vandalismo diminuiu 37%!


ESTUDOS DE MERCADO
Os tradicionais basicamente NÃO SERVEM PARA NADA pois o que dizemos acerca de um produto não serve para prever o nosso comportamento. Há que "VER" como o cérebro efectivamente REAGE!

___
Bom, muito mais havia para dizer mas ficamos por aqui. Espero que vos tenha aberto o apetite!

Sem comentários: