domingo
It's your ship - Michael Abrashoff (2002)
Visto que estamos numa onda de liderança, trago-vos este livro que Michael Abrashoff decidiu escrever após uma situação que viveu como comandante de um navio de guerra Americano:
-sempre que há uma passagem de testemunho em termos de comando de um navio é realizada uma cerimónia onde toda a tripulação homenageia o antigo comandante e dá as boas-vindas ao novo. Acontece que quando Abrashoff recebeu o comando do USS Benfold verificou que a tripulação saudou o antigo comandante a contra-gosto. Isso fê-lo reflectir e pensar no que poderia fazer para que, quando chegasse a vez dele, a tripulação efectivamente o homenageasse com entusiasmo.
Este livro descreve as conclusões a que ele chegou sobre como liderar uma equipa de forma eficaz. Escusado será dizer que Abrashoff ficou conhecido na marinha americana, assim como no mundo empresarial, como um case-study de sucesso.
Antes de entrarmos nos passos que ele defende serem necessários a uma boa liderança, analisemos as 5 principais razões, por ordem, pelas quais, segundo ele, as pessoas deixam os seus empregos:
1 - Ser tratado sem respeito ou dignidade
2 - Ser impedido de ter impacto na organização
3 - Não ser ouvido
4 - Não ter maior responsabilidade
5 - Razões financeiras
Já vivenciou alguma delas? Infelizmente receio bem que sim...
Assim, o trabalho de um líder é criar um ambiente onde o potencial de cada um pode florescer!
Vamos então aos passos para assumir uma boa liderança. O livro está recheado de histórias e exemplos mas aqui, devido a limitações de espaço, iremos apenas colocar os pontos principais.
1 - Assuma o comando
- encoraje e respeite o staff
2 - Lidere pelo exemplo
- nunca se esqueça do seu impacto nas pessoas
- seja responsável pelos seus actos
- ouça "agressivamente"
3 - Comunique propósito e significado
- comunique de forma eficaz
- a liberdade cria disciplina!
4 - Crie um clima de confiança
- dê segundas oportunidades
- delegue
- seja duro com os problemas, suave com as pessoas
5 - Procure resultados, não saudações
- deixe a "tripulação" à vontade para falar
- atenção: os "yes men" tendem a esconder problemas
6 - Tome riscos calculados
- aposte em pessoas que pensam por elas próprias
- arrisque em pessoas com potencial
- se uma regra não faz sentido, quebre-a cuidadosamente
7 - Vá além do procedimento "standard"
- incite a inovação
8 - Desenvolva as suas pessoas
- encontre-se e fale com as pessoas
- espere o melhor da sua equipa e vai obtê-lo!
9 - Crie unidade
- respeito
- dignidade
- justiça
- represente-os!
10 - Melhore a qualidade de vida das pessoas!
- alegria no trabalho melhora a organização
- tenha um dia "fun" pelo menos uma vez por mês
Espero que gostem e boas lideranças!
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