terça-feira

Wanted: Procura-se – David Freemantle (2009)


Segue mais um resumo. Este trazido pela Liliana Duarte. Obrigado Liliana!

David Freemantle é um “expert” em gestão de talento, motivação e liderança. Neste livro ele compila algumas das características que crê serem importantes para o sucesso de qualquer pessoa, quer no mundo profissional, quer (muitas delas) na vida particular. É um livro interessante que contém óptimas dicas para maximizarmos o nosso potencial.

Freemantle referiu, neste livro, 50 tópicos, no entanto apenas vou referir aqueles que considero mais importantes, por não ser possível apresentá-los todos.

* SEJA 100% DIGNO DE CONFIANÇA TODOS OS DIAS: Procure tornar-se a pessoa em quem todos confiam. Sejam colegas, superiores ou clientes, não deve defraudar as expectativas quando as pessoas confiam em si.

* PONHA O SEU EMPREGO EM 3D: “Não tem nenhum sentido chutar uma bola (1D), a não ser que queira marcar um golo (2D), para ganhar um jogo (3D)”. É importante empreender tarefas para além daquilo que está definido na “Descrição de Funções”. É importante saber o que se faz/como se faz, para se ter noção do para que se faz e… mais ainda… porque se faz. Muitas pessoas ficam-se pelo fazer, sem saber para que, nem porque…

* SEJA EXTRACURRICULAR: Já dizia Oscar Wilde “A educação é um coisa admirável. Mas é sempre bom lembrar, de tempos a tempos, que nada daquilo que realmente vale a pena saber, pode ser ensinado”. Para sobressair na sua actividade profissional tem que fazer estudos adicionais, tanto formais como (quanto a mim muitíssimo importantes) experiências informais.

* OUÇA AQUILO QUE AS PESSOAS OUVEM: “Para ficar a saber e compreender «de onde» as pessoas vêm, tem que ir lá”. Há um provérbio indígena que diz “Antes de julgares uma pessoa, caminha durante três luas com os seus mocassins”. Para compreender as pessoas e para que as pessoas sintam que são compreendidas é preciso estudar aquilo que as influencia.

* FALE COM ESTRANHOS: “As pessoas bem-sucedidas são hábeis a lidar com pessoas que nunca viram antes”. Falar com pessoas que conhecemos é fácil, falar com pessoas que não conhecemos é mais difícil, mas ajuda-nos a desenvolver capacidades e aptidões muito importantes para qualquer pessoa. Saber comunicar com todas as pessoas é uma característica muito reconhecida nos dias de hoje.

* OFEREÇA-SE COMO VOLUNTÁRIO: Ser proactivo é ir para além das suas funções, é oferecer-se para ajudar, é mostrar-se interessado no seu trabalho e em atingir sempre melhores resultados. Quando o seu chefe estiver à procura de um voluntário para um novo projecto, ofereça-se… fará toda a diferença.

* NUNCA SE QUEIXE: Em vez de se queixar daquilo que está mal, tente evidenciar aquilo que está bem, tente apresentar sugestões construtivas. Ninguém gosta de estar ao pé de pessoas que se estão sempre a queixar.

* TRABALHE COM DITADORES: Não se torne um ditador, mas trabalhe para um, só pela experiência fantástica… Os ditadores decidem tudo sozinhos, intimidam, humilham, centram-se nas fraquezas dos outros e… sobreviver a um chefe ditador é uma vitória para a vida. Sai-se mais fortalecido e preparado para lidar com diferentes tipos de pessoas.

* ADQUIRA UMA SEGUNDA ENXADA: Tente desenvolver uma ou mais habilidades para além da sua especialidade principal. Centre-se naquilo que gosta e procure ser bom também nesse segundo conjunto de competências. Se o seu posto de trabalho for extinto terá mais opções.

* VIAJE PELO MUNDO: Conhecer novos sítios, novas culturas e formas de pensar contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade mais aberta. As pessoas que nunca saíram das suas terras, têm horizontes limitados. Liberte-se, viaje, conheça… apaixone-se pela multiculturalidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito Bom...Ele é realmente incrível!