Conforme dissémos no post anterior, a teoria integral é composta por várias componentes e hoje iremos começar por abordar a parte dos QUADRANTES.
UM TODO - QUATRO QUADRANTES:
De uma forma muito simples os quadrantes são os seguintes:
Ao mesmo tempo, os quadrantes são também perspectivas. Por exemplo, a religião é, ao mesmo tempo:
Analisando os quadrantes em pormenor, em termos horizontais do lado esquerdo temos tudo o que é relativo ao INTERIOR, e do lado direito tudo o que é relativo ao EXTERIOR:
Em termos verticais, em cima temos tudo o que é
relativo ao INDIVIDUAL, e em baixo tudo o que é relativo ao GRUPAL/COLECTIVO:
Resumindo, temos então o seguinte esquema:
ANÁLISE POR QUADRANTE:
UL - INTERIOR INDIVIDUAL
Diz respeito a fenómenos como:
.sensações
.impulsos
.emoções
.sentimentos
.pensamentos
.intenções
.etc.
É alvo de estudo de áreas como:
.psicanálise
.introspecção
.meditação
.fenomenologia
UR - EXTERIOR INDIVIDUAL
Diz respeito a fenómenos como:
.partículas sub-atómicas
.átomos
.moléculas
.células
.organismos
.comportamentos
.tamanho
.peso
.cor
.etc.
É alvo de estudo de áreas como:
.behaviorismo
.ciências cognitivas
.ciências químicas e biológicas
.ciência empírica
LL - INTERIOR COLECTIVO
Diz respeito a fenómenos como:
.cultura
.valores partilhados
.sentido partilhado
.crenças psicológicas e filosóficas
."worldviews"
.crenças religiosas
É alvo de estudo de áreas como:
.antropologia
.hermenêutica
.teoria crítica
.semântica
.história
.estruturalismo clássico
LR - EXTERIOR COLECTIVO
Diz respeito a fenómenos como:
.galáxias
.planetas
.ecossistemas
.nações
.tecnologia
.infraestruturas
.grupos sociais
.grupos familiares
.comportamentos partilhados
.modos de produção
.sistemas
.estatísticas
É alvo de estudo de áreas como:
.ecologia
.sociologia
.teoria dos sistemas
.funcionalismo
.teoria da informação
.engenharia
PRINCÍPIOS E PROPRIEDADES
Então basicamente os quadrantes dizem respeito ao interior e exterior do individual e do colectivo. Assim:
- INTERIORES têm que ser SENTIDOS
- EXTERIORES têm que ser VISTOS
- INDIVÍDUOS são SINGULAR
- COLECTIVOS são PLURAL
São quatro dimensões de qualquer ocasião, fundamentais (pois não é possível uma existir sem as outras) e irredutíveis (porque tetra-emergem). Por exemplo:
Podem assim ser vistas como "lentes" ou perspectivas que podem ser usadas para ver qualquer aspecto do mundo.
Outros pensadores têm vindo a organizar estas dimensões em apenas 3, agrupando as duas dimensões EXTERIORES numa só. Alguns exemplos e comparações com a teoria de Ken Wilber:
ABSOLUTISMOS
Algo que ocorre com frequência, principalmente entre os que se consideram mais "puros" (ex. certos académicos, alguns líderes religiosos, etc.) é quando uma pessoa/entidade toma uma perspectiva sobre o que é real num quadrante como a única verdade possível. A isso se chama um absolutismo e existem 4 tipos, um por quadrante.
UL - INTERIOR INDIVIDUAL
IDEALISMO (relativismo subtil)
. dizer que a verdade é apenas e só criada na mente (livros como "O Segredo" ou "What the bleep" são exemplos)
UR - EXTERIOR INDIVIDUAL
ATOMISMO (reducionismo extremo)
. negar a verdade interior e aceitar apenas o visível, os factos (muitas vezes campos como a Medicina e as "ciências puras" (ex. física) são acusados deste tipo de absolutismo)
LL - INTERIOR COLECTIVO
RELATIVISMO (relativismo extremo)
. defender que os factos são apenas construções culturais
LR - EXTERIOR COLECTIVO
HOLISMO (reducionismo subtil)
. reduzir o sentido interior e defender apenas os sistemas objectivos/visíveis
APLICAÇÕES PRÁTICAS
De um modo geral podemos usar os quatro quadrantes para analisar situações e ter, assim, uma perspectiva mais completa de cada situação:
UL - ESTÉTICO: "isto é bonito?"
UL - ESTÉTICO: "isto é bonito?"
UR - COGNITIVO: "isto é real?"
LL - NORMATIVO: "isto é bom?"
LR - SISTÉMICO: "isto é funcional?"
LR - SISTÉMICO: "isto é funcional?"
Assim, se por exemplo estiver pertante uma situação/problema pode fazer o seguinte conjunto de questões para analisar melhor o que tem em mãos e as possíveis escolhas que pode fazer.
PASSO 1:
Escreva 1/2 frases sobre uma situação/problema que tem actualmente na sua vida e que gostaria de analisar/resolver.
PASSO 2:
Responder às questões abaixo, sobre cada quadrante.
UL
- quais as minhas intenções?
- como é que isso me faz sentir?
- qual o meu propósito?
- o que quero/desejo mais?
UR
- que preciso fazer?
- quanta energia tenho?
- que meios seriam úteis?
- qual a acção com maior compaixão?
LL
- como estão as minhas relações a ser afectadas?
- que valores, crenças e significados partilhados estão em jogo?
- onde existe falta de compreensão mútua?
- que culturas/sub-culturas estão envolvidas?
LR
- que comportamento conjunto é necessário activar?
- como é que as minhas acção afectam os outros?
- considerei as implicações legais, económicas, sociais, educacionais e políticas?
- que dinâmicas estruturais, organizacionais ou sistémicas estão envolvidas?
PASSO 3:
Rever a lista e o que escreveu, analisar se há coisas que faltam e definir um plano de acção com base na sua análise.
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E pronto, ficamos por aqui hoje. Assim que possível daremos continuidade à abordagem sobre a TEORIA INTEGRAL do Ken Wilber, sendo que no próximo post analisaremos as LINHAS.
5 comentários:
Muito bom!
olá vasco, seu texto esta maravilhoso, amei cada linha do que li, este assunto eh muito interessante, e muito do que li me lembrou algumas coisas que ja estudei em historia. aguardo ansiosamente pelo proximo post. cordialmente,
aline marques.
Muito obrigado!
Muito interessante a temática do teu blog. Obrigada pela divulgação de obras com temas tão interessantes. Acredito firmemente que a leitura pode contribuir para um mundo melhor, ao influenciar-nos a agir/pensar de um modo mais feliz.
Mas venho aqui também, para dizer que divulgei a ferramenta ZorBuddha no meu blog (http://manualdafelicidade.blogspot.com/2012/03/sugestao-da-semana-10-use-ferramenta.html). Espero que não te importes.
Fico feliz, por saber que em Portugal há cada vez um maior número de pessoas a interessar-se pela temática da felicidade. Sei que és uma delas. Acredito que por poucas vozes que sejamos, estamos a dar um contributo positivo há nossa sociedade.
Abraço.
Obrigado Mafalda, pelo comentário, pela partilha do ZorBuddha e por remares no mesmo sentido! ;)
Um abraço positivo!
Vasco
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