sábado

Brain Rules - John Medina (2009)

Mais um livro fantástico, desta feita por John Medina, Professor de Bio-engenharia, Biólogo de Desenvolvimento Molecular, Consultor e Director do Brain Center for Applied Learning Research at Seattle Pacific University.

E o que tem John Medina a ver com o mundo empresarial, poderá ser a sua pergunta? A minha resposta é: TUDO. Basicamente porque todos temos um cérebro… Por exemplo, sabia que pode aumentar a sua produtividade em 34%, usando apenas 26 minutos do seu tempo diário? É verdade, a NASA utiliza e você já ficará a saber como.

Através deste brilhante livro, o autor conduz-nos com o seu elevado sendido de humor através de 12 regras relacionadas com o funcionamento do cérebro.


REGRA 1: O EXERCÍCIO AUMENTA PODER CEREBRAL

Durante MILHÕES de anos o ser humano andava em média 15km(!) por dia. O nosso cérebro foi evoluindo nesse sentido. Agora, basicamente, temos empregos e formas de vida sedentárias, o que afecta directamente a nossa performance.

Um estudo levado a cabo com indivíduos de 27 anos mostrou que ao fim de 12 semanas com exercício regular, a performance em tarefas executivas aumentou em 30%!

Alguns benefícios do exercício:

- melhora os músculos e os ossos;

- melhora o raciocínio;

- regula o apetite;

- melhora o sistema imunitário

- baixa o risco de diabetes

- aumenta a inteligência fluída (está a ver aquela piada inteligente "criada" na hora? Esse é um exemplo de inteligência fluída)

- trata a depressão

- reduz o risco de Cancro

- baixa em 10% o risco de Demência, em 50% o de Alzheimer e em 50% o de sofrer um AVC.

As boas notícias é que bastam 30 minutos 2x por semana para muitos dos benefícios acima se manifestarem.


REGRA 2: O CÉREBRO TAMBÉM EVOLUI

Se pudéssemos observar o nosso "cérebro" veríamos não uma coisa estática mas algo que constantemente muda, cresce e cria novas ligações.

Temos 3 cérebros, produto da evolução: reptiliano, mamífero e cortex. Enquanto partilhamos os 2 primeiros com muitos dos animais, o último encontra-se muito desenvolvido nos humanos, permitindo-nos fazer coisas fantásticas como "adivinhar" as motivações e pensamentos dos outros (o que nos permite trabalhar em equipa). Para além disso, permite-nos um pensamento simbólico. Por exemplo, o símbolo I pode representar várias coisas:

- um

- pau

- letra i

- nota musical

- etc...


REGRA 3: CADA CÉREBRO É DIFERENTE

Apesar todos termos as mesmas estruturas cerebrais, cada cérebro está ligado de forma diferente. Sabia por exemplo que temos um neurónio específico para o Marco Paulo? E outro para o José Cid? É verdade! Se quer saber o porquê, terá que ler o livro...


REGRA 4: NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO A COISAS CHATAS (atenção CEO's!)

É verdade, o nosso cérebro "desliga" perante coisas chatas. Para além disso, só consegue prestar atenção a uma coisa de cada vez: aquela história do "multitasking" é basicamente pura treta que leva as pessoas a cometer até 3x mais erros (por exemplo, é mais perigoso conduzir a falar ao telefone do que com uma taxa de alcoolémia de 0,8 g/l).

DICA PARA APRESENTAÇÕES: o nosso cérebro precisa de estímulos a cada 10 minutos, pelo que se estiver a fazer uma apresentação, estimule emocionalmente a sua audiência a cada 10 minutos (caso contrário, querido CEO, acabou por adormecer quem por lá se encontra).


REGRA 5: REPETIR PARA LEMBRAR

Esquecemos 90% do que aprendemos numa aula após 30 minutos.

Para além disso a nossa memória de curto-prazo, só regista 7 elementos a cada 30 segundos e se a informação não for repetida nesse período, o cérebro esquece!

DICA PARA APRESENTAÇÕES: repita o que é realmente importante e não sobrecarregue a audiência com informação.


REGRA 6: LEMBRAR PARA REPETIR

Descobriu-se há pouco tempo que muitas memórias levam literalmente anos a serem consolidadas!

A melhor forma de criar uma memória a longo prazo é incorporar novas informações gradualmente e repeti-las em intervalos espaçados.


REGRA 7: DORMIR BEM, PENSAR BEM

Passamos 1/3 da nossa vida a dormir mas neste período o nosso cérebro está tudo menos parado.

É uma função fundamental e a falta de sono reduz:

- a atenção

- as funções executivas do cérebro

- o humor

- o raciocínio lógico

- a destreza manual.

DICA PARA CEO's - nunca marcar reuniões entre as 13h e as 15h. Para além do "peso" do almoço, nessa altura existe um encontro entre 2 "exércitos" hormonais relacionados com o ciclo de sono que leva a uma enorme quebra de produtividade.

O que pode ser feito nesta altura, descobriu a NASA, é dormir uma sesta de até 26 minutos - AUMENTA A PRODUTIVIDADE EM 34%!


REGRA 8: CÉREBROS STRESSADOS NÃO APRENDEM TÃO BEM

O stress crónico é extremamente prejudicial, desregulando o sono, baixando as defesas imunitárias e conduzindo a estados como a depressão

Uma curiosidade:

A estabilidade emocional de um casal é o ÚNICO grande preditor do sucesso escolar dos filhos (se quer que o seu filho vá para Harvard, vá para casa e ame a sua mulher). A estabilidade pode inclusivamente ser medida através de uma análise de urina dos FILHOS!

DICA PARA CEO'S: só temos um cérebro, pelo que aquela conversa dos "problemas ficam à porta", não funciona. Problemas em casa aumentam os do trabalho e vice-versa. Ajude antes os colaboradores a superar os problemas.


REGRA 9: ESTIMULAR MAIS OS SENTIDOS AO MESMO TEMPO

Os nossos sentidos trabalham em conjunto, pelo que é importante estimular o maior número possível (ex. numa apresentação utilizar imagens, música de fundo, etc.).

O cheiro, por exemplo, tem um papel fundamental na evocação de memórias (aumenta entre 10-50% a capacidade de nos lembrarmos). No Starbucks, por exemplo, os colaboradores estão proibidos de usar perfume, para não interferirem com o aroma do café.


REGRA 10: A VISÃO SOBREPÕE-SE A TODOS OS SENTIDOS

Somos especialmente bons a recordar imagens. Se ouvirmos uma informação, passados 3 dias só recordamos 10%. Se adicionarmos uma imagem, recordamos 65%!

Ler é pouco eficiente para nós, pois o nosso cérebro reconhece cada letra como uma imagem. Assim, uma frase

DICA PARA FORMADORES:

ESQUEÇAM os Powerpoints cheios de texto, caso ainda os usem! NÃO FUNCIONA!!! (O que fazer? Sugiro a leitura do Presentation Zen ou do Slide:ology – urgentemente!).


REGRA 11: O CÉREBRO MASCULINO É DIFERENTE DO FEMININO

Homens e mulheres têm cérebro diferentes, o que faz com que tenham tendências também diferentes. O livro está cheio de exemplos ricos mas deixamos apenas este: em situações de stress o homem dispara a amígdala direita (foco no todo) enquanto a mulher dispara a esquerda (foco nos detalhes), razão pela qual é comum em discussões o homem virar-se para a mulher e dizer “mas o que é que isso interessa agora???”.


REGRA 12: SOMOS EXPLORADORES POR NATUREZA

Todos nascemos com essa tendência. É a nossa capacidade de hipotetisar que nos leva a explorar. É talvez por essa razão também que tantas pessoas passam o tempo a explorar o email, internet, facebook, etc.

O Google ultrapassou inteligentemente (e potenciou) a questão:

20% do tempo os colaboradores podem fazer o que lhes apetecer (50% dos seus produtos vêm daí).



RESUMINDO AS 12 REGRAS:

1 – O exercício físico aumenta o poder cerebral

2 – O cérebro também evolui

3 – Cada cérebro está ligado de forma diferente

4 – Não prestamos atenção a coisas chatas

5 – Repetir para lembrar

6 – Lembrar para repetir

7 – Dormir bem, pensar bem

8 – Cérebros stressados não aprendem bem

9 – Estimular mais os sentidos ao mesmo tempo

10 – A visao sobrepõe-se a todos os sentidos

11 – O cérebro masculino é diferente do feminine

12 – Somos exploradores por natureza

3 comentários:

tébastos disse...

o livro existe em portugues?

Vasco Gaspar disse...

Creio que não.

Unknown disse...

Existe sim, com o nome de "aumento o poder do seu cérebro"
tradução jocosa, mas é o mesmo livro