segunda-feira

Shackleton's Way - Margot Morrell & Stephanie Capparell (2002)

Olá a todos!


Deixo-vos com este resumo fantástico que a Inês Vieira colocou no grupo "Resumos de Livros" do LinkedIn. Obrigado Inês!!!


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Numa frase: o melhor livro sobre Liderança que já li!

Quem foi Shacketon? 

Sir Ernest Henry Shackleton foi um explorador anglo-irlandês, tendo-se destacado como uma das principais figuras no período conhecido como Era Heróica da Exploração Antártica.

Ingressa na marinha marcante aos 17 anos e aos 24 anos é nomeado capitão. Em 1901 embarca pela primeira vez com Robert Scott com destino à Antárctica. Em Novembro de 1902 alcançam o ponto mais austral alcançado pelo homem até então. Por motivos de saúde, regressa a Inglaterra.

Retorna à Antárctica em 1907 como líder da Expedição Nimrod. Depois de muitas dificuldades, em Janeiro de 1909 alcançam o recorde de latitude. No entanto, são forçados a abandonar os planos a apenas 180 km do Pólo Sul. Depois de percorrer 3000 km na Antárctica, regressam novamente à Inglaterra.

Em Agosto de 1914, parte da Inglaterra num barco com o nome de Endurance (resistência). Com ele embarcaram 27 homens. Todos eles viveriam uma das histórias mais duras da exploração polar: o barco congelou e mais tarde sofreu grandes pressões sobre o casco acabando por afundar, tendo toda a tripulação vivido 2 anos num bloco de gelo em circunstâncias extremas.

E mais não digo! A não ser que, graças às qualidades absolutamente extraordinárias de liderança de Shackleton todos os homens acabaram sãos e salvos.


O que retrata o livro? 

Este livro acaba por ser um livro de aventuras e, simultaneamente, um excelente manual sobre liderança. Retrata o heroísmo do explorador Ernest Shackleton, conhecido pela sua expedição falhada à Antárctida em que salva toda a tripulação (27 homens), após o naufrágio do barco Endurance e 2 anos de sobrevivência num bloco de gelo.

Os autores descrevem todas as aventuras por que passaram estes homens, salientando o estilo poderoso da liderança de Shackleton, relacionado-o com o mundo de negócios actual. O livro inclui também uma série de testemunhos de gestores que se inspiraram na liderança de Shackleton para gerir os seus negócios.

Whether it’s hiring good workers, supporting and inspiring employees to do their best, managing a crisis with limited personnel and resources, creating order out of chaos, or leading by personal example with optimism, egalitarianism, humour, strength, ingenuity, intelligence, and compassion, Ernest Shackleton set an example we can all follow.” 


Algumas lições 

Para desenvolver competências de liderança: 

- Participa na criação de um bom ambiente de trabalho: um ambiente de trabalho positivo e alegre é muito importante para a produtividade
- Alarga os teus horizontes culturais e sociais para além das tuas experiências habituais. Aprender coisas de diferentes perspectivas dar-te-á mais flexibilidade na resolução de problemas no trabalho.
- Sê arrojado na visão e cuidadoso no planeamento. Atreve-te a experimentar coisas novas mas sê suficientemente meticuloso na tua proposta para alargar as possibilidades de sucesso.
- Aprende com os erros no passado – teus e de outros. Por vezes, os melhores professores são os maus chefes e as experiências negativas.
- Nunca insistas em atingir um objectivo a qualquer custo. Deve ser atingido com um custo razoável, sem acarretar dificuldades excessivas para a tua equipa.

Para seleccionar e organizar uma equipa: 
- O número 2 da equipa é a contratação mais importante. Escolhe alguém que complemente o teu estilo de gestão, mostre lealdade sem ser um “yes-man” e tenha talento para trabalhar em equipa.
- Contrata quem partilhe a tua visão. Pessoas que colidem com a tua personalidade ou com a cultura da organização podem minar o teu trabalho.
- Rodeia-te de pessoas alegres e optimistas. Elas recompensar-te-ão com lealdade e camaradagem vital para o sucesso.
- Contrata pessoas com as competências e experiência que te faltam. Não te sintas ameaçado por elas.

- Define claramente quais os deveres e requisitos da nova contratação e como essa pessoa será compensada. Muitas relações profissionais falham por falta de comunicação.

Para criar uma equipa leal e unida: 
- Mantém sempre a porta aberta para a tua equipa e sê generoso com a informação que os afecta. Colaboradores bem informados têm mais vontade e estão mais preparados para participar no trabalho.
- Sempre que possível, promove o trabalho de equipa: cria confiança, respeito e até amizade.
- Lidera pelo exemplo. Por vezes, participa nas tarefas que a tua equipa executa. Permite-te estabelecer padrões altos para a execução das tarefas e demonstra respeito pelo trabalho que os outros fazem.
- Promove eventos regulares para fortalecer espírito de equipa. Podem ser almoços informais em que se permite aos colaboradores falarem livremente sobre o seu trabalho. Ou pode ser uma comemoração de um aniversário que permite que os colaboradores se relacionem como indivíduos e não apenas como colegas.

Para desenvolver o talento individual:
- Promove programas que melhorem o bem-estar da equipa. Corpos e mentes sãs são mais produtivos.
- Garante que cada colaborador tem uma função importante e desafiante. Mesmo os trabalhadores dos níveis hierárquicos mais baixos devem sentir que estão a dar uma contribuição valiosa e reconhecida para a empresa.
- Fornece constante “feedback” sobre o desempenho dos colaboradores. A maioria dos trabalhadores sente que não recebe suficientes palavras de agradecimento e encorajamento.
- Recompensa o trabalhador e a equipa. Reconhecimento público de um bom desempenho fará o trabalhador sentir-se apreciado.

Para gerir uma crise: 
- Assim que se inicia uma crise, toma as rédeas da situação, oferece um plano de acção, pede ajuda e demonstra confiança absoluta num resultado positivo.
- Livra-te dos níveis intermédios de chefia que são desnecessários. Liderança directa é mais eficiente em situações de emergência.
- Planeia detalhadamente várias alternativas. Identifica as consequências de cada uma, nunca descurando a “big picture”.
- De vez em quando, informa a equipa do ponto de situação actual. Passado algum tempo, as pessoas começam a tratar a crise como “business as usual” e perdem o foco.
- Mantém os trabalhadores descontentes perto de ti. Resiste ao instinto de os evitar e, em vez disso, tenta ganhar o seu apoio.

Para formar equipas para tarefas complexas: 
- A melhor forma de ligar com tarefas complexas é dividir os trabalhadores em equipas. Cria unidades que sejam auto-suficientes.
- Dá poder e autoridade aos líderes das equipas para gerir o seu próprio grupo, mas mantém-te atento aos detalhes.
- Não receies em alterar os planos se estes não estão a funcionar. Não parecerás indeciso se justificar a lógica das alterações.
- Nunca chames a atenção dos pontos fracos dos indivíduos em frente da restante equipa.

Boas leituras!
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Resumo elaborado por Inês Vieira

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