REVOLUÇÃO
Vivemos uma revolução na forma como comunicamos. Um exemplo? Como é que um senador novo, desconhecido, com umas orelhas engraçadas e de raça negra ganha a corrida para a presidência dos EUA? Criando uma rede de seguidores e angariando fundos quase suficientes para ser independente do próprio partido! Hoje em dia o marketing já não é definido pelo tamanho das nossas carteiras. Hoje TODOS PODEM CONTAR UMA ESTÓRIA!
As regras mudaram: se tem formação tradicional em marketing, focada nos “4 P’s”, então tem que desaprender o que aprendeu. Se tem um MBA, idem! Hoje qualquer um pode usar o inbound marketing. Sim, você incluído. PRINCIPALMENTE VOCÊ!
ALGUMAS MUDANÇAS
- há 10 anos enviar um direct mail era eficaz. Hoje é junk mail.
- há 10 anos gastar milhares de euros em anúncios na TV era uma forma garantida de retorno. Hoje, com os TiVO/DVRs, as pessoas passam por cima dos anúncios.
- o mesmo acontece com expor em feiras, usar a rádio, publicações, etc...
Então onde andam os clientes?
- motores de busca
- blogosfera
- redes sociais
ESQUEÇA O SEU ANTIGO SITE:
A maioria dos sites são como megafones: comunicação de um para muitos. A maioria das pessoas VISITA UMA VEZ E NÃO VOLTA.
O que mudar?
Há que colocar os sites que permitam criar comunidades, onde as pessoas com o mesmo mindset possam trocar ideias. Em vez de MEGAFONE, há que pensar hoje em HUB (eixo, ponto central)!
Repensar o site:
- adicionar algo COLABORATIVO ao site, como um blog
- começar a criar CONTEÚDOS que as pessoas vão querer consumir
- começar a FOCAR onde a verdadeira acção está: Google, blogs da indústria, sites de social media
5 passos a aplicar no seu site:
- criar conteúdo fantástico
- optimizá-lo (ex. search engines, RSS, etc)
- publicá-lo
- comercializá-lo
- medir progresso
RECRUTAMENTO: quem coloco a gerir o meu site?
Segundo os autores, há que contratar pessoas que sejam DARC:
- D = Digital (“cidadãos digitais”)
- A = Analíticos (que tenham capacidade analítica)
- R = Reach (que tenham boas redes online e que consigam chegar a várias pessoas)
- C = Conteúdos (que sejam CRIADORES de conteúdos)
ALGUMAS DICAS PARA START UP's:
1 – escolher nome que funcione
2 – criar site SIMPLES
3 – arranjar links para o site
4 – criar conta Twitter
5 – criar uma subscrição por e-mail
6 – arranjar um bom logo
7 – criar página de fãs no Facebook
8 – criar um URL simples no Facebook
9 – avançar com um blog
10 – escrever artigos no blog
11 – actualizar perfil LinkedIn
12 – criar conta no StumbleUpon (e passar 10 min/dia a “stumblar”)
13 – encontrar bloggers que escrevam sobre o teu tema
14 – construir contactos no Facebook
15 – Analisar site no website grader (http://websitegrader.com/)
16 – Instalar software webanalytics (http://www.google.com/analytics/)
17 – Envolver os comentadores do blog
18 – Promover os teus promotores
19 – “Agarrar” o nome/conta no youtube
20 – Criar e colocar um screencast (partilhar multimédia)
O livro está cheio de outras dicas e curiosidades fantásticas, como por exemplo, de que forma optimizar o site de maneira a ser achado pelos motores de busca, como criar botões de acção eficazes, como tirar indicadores úteis do site, como criar formulários apelativos, etc. Infelizmente estamos limitados em termos de espaço e não dá para colocar toda a informação.
Termino com as seguintes questões:
- O ebay é o nº1 dos leilões online. Quem é o nº2?
- O Google tem 70% das pesquisas. Quem é o nº2?
- A Amazon é o nº1 a vender livros. Quem é o nº2?
E a sua empresa? Em que lugar está dentro da sua indústria?
As regras mudaram. Não perca o comboio...
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