segunda-feira

THE HIGHEST GOAL (MICHAEL RAY)



Durante mais de 25 anos a ministrar o afamado curso de CRIATIVIDADE NOS NEGÓCIOS na Universidade de STANDFORD, Michael Ray descobriu que as pessoas que atingem um sucesso acima do normal e e feitos extraordinários têm um "segredo". Elas vivem para um "Highest goal" (objectivo superior) que as guia no atingir dos seus sonhos, ajuda-as a sentirem-se preenchidas e a tornarem-se líderes generativas. Pessoas como Jim Collins (autor de "Bom a Excelente"), Jeff Skoll (fundador do eBay) e Dominic Houlder (deão do Sloan Program da London Business School) são alguns dos alunos que descobriram o seu "Highest Goal" (HG) no curso de Michael Ray.




INTRODUÇÃO

Todos temos um potencial incrivel dentro de nós e, mais importante do que acrescentar (ex. conhecimento) é retirar o que o não interessa (ex. condicionamentos) e isso pode ser feito através de diversas práticas (ex. auto-conhecimento, meditação, exercícios deste livro, etc.).

Exercício: A coisa mais importante
1 - Recorda a coisa mais significativa que fizeste a semana passada.
2 - Re-experiencia o que sentiste
3 - Responde: "porque é que isto foi tão importante, tão significativo?
4 - Responde: "porque é que isto (o que respondeste) é tão importante para mim"?
5 - Continuar a perguntar até chegar a uma única palavra. Indo ao "fundo" da mesma e evitando razões negativas (ex. medo) ou externas (ex. dinheiro), encontrarás algo directamente da tua essência, do teu HG.


CAP.1 - IR ALÉM DA PAIXÃO E DO SUCESSO
A investigação diz-nos que normalmente temos uma definição de HG cedo na vida, perto da puberdade. (Nota: tenta lembrar-te e contemplar uma situação onde tenhas experienciado a natureza do teu HG).

Obstáculos comuns à graciosidade:
- sub-optimização
- comparação social

"Your vision will become clear only when you look into your heart. Who looks outside dreams. Who look within, awakens". Carl Jung

A um nível profundo sabemos que temos uma contribuição distinta a fazer. Algo que nos torna únicos! Podemos, nesse sentido, optar por um destes dois caminhos:
1 - Faz o que não gostas mas deves fazer -> ganha experiência nisto -> torna-te bom a fazer o que não gostas -> ganha oportunidade de fazeres mais -> VIVE UMA VIDA VAZIA DE SIGNIFICADO

2 - Faz o que amas e achas significativo -> ganha experiência a fazeres o que amas -> torna-te extraordinariamente bom a fazer o que amas -> ganha oportunidade de fazeres mais -> VIVE UMA VIDA CHEIA DE PROPÓSITO E SIGNIFICADO

Qual vais escolher?

Segundo o autor, quando experienciamos desconforto e falta de rumo na vida, estamos a resistir ao "puxo" da vida para o nosso HG. O HG dá-nos direcção, principalmente nos tempos difíceis pois conseguimos aceder a recursos que não sabiamos sequer ter.

"Percebi que não faço nada. Apenas me mantenho sintonizado com a ligação que é transcendente neste mundo. E se a mantiver acontecerá exactamente o que tem que acontecer" Michael Ray


CAP.2 - FAZ O TEU CAMINHO
Muitas vezes evitamos esta via pois é assustador criar o próprio caminho.
 

Exercício: Foco numa crise
1 - Lembrar uma situação difícil/crise
2 - Contemplar a situação
3 - O que aconteceu antes, durante e após?
4 - O que experienciaste, pensaste, sentiste?
5 - Que abordagens usaste?
6 - O que foi surpreendente?

Todos os que optam pelo seu caminho entram na "Jornada do Herói", onde por vezes vão ser postos à prova com provas muito desafiantes mas que no final acabarão por encontrar a saída certa. Isto é ciclico e os "dragões" serão recorrentes ao longo do caminho de cada um. Nos capítulos seguintes iremos ver que tipos de "dragões" existem e que exercícios podemos fazer para os enfrentar melhor.


CAP.3 - VIVER COM O HIGHEST GOAL (HG)
Todos temos pelo menos um problema/tema recorrente (o nosso "dragão"). 

Qual é o teu? O que é que se fosse resolvido mudaria a tua vida para sempre?

Segundo o autor, existem alguns desafios típicos:
- ter prosperidade
- gerir tempo e stress
- ter relações que resultam
- obter balanço/equilíbrio
- trazer criatividade ao mundo

Exercício: qual o teu desafio?
1 - qual o assunto que mais te pressiona? Aquele que verdadeiramente é o "teu"?
2 - nota o que é importante na sua natureza, o que cria a sua persistência, como afecta a tua vida, o que já fizeste para tentar, como seria a tua vida se não o tivesses, etc.
3 - nota como se relaciona com os 5 tipos mencionados atrás


HEURÍSTICAS / LIVE-WITH's
A partir de agora em cada capítulo vamos partilhar algumas heurísticas que o autor nos desafia a fazer de forma a descobrirmos e vivermos segundo o nosso HG. Heurísticas são generalizações ou "regras de polegar" que nos ajudam em termos de insights e aprendizagens. NÃO SÃO AFIRMAÇÕES.

A primeira reacção pode ser que são impossíveis, estúpidas ou absurdas mas tenta na mesma. Nota a tua reacção, guarda os julgamentos e faz questões penetrantes:
- porque acho isto difícil?
- o que está por trás da minha reacção?
- o que tenho medo de largar?
- como posso ultrapassar os meus bloqueios?


Algumas dicas sobre cada heurística:
- tentar fazer uma de cada vez
- fazer durante pelo menos uma semana seguida
- escrever as aprendizagens (ex. diário)
- é experiencial, não intelectual!


CAP.4 - ENCONTRAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE
A verdadeira prosperidade é ser feliz e experienciar continuamente a variedade e infinidade de qualidades que definem o nosso ser (cada dia isto é mais dificil pois a sociedade empurra-nos no sentido contrário, de não acreditarmos nos nossos recursos internos).

Para atingir a prosperidade é preciso deixar o que não interessa e passar a fazer o que se ama! É precisa muita "fé" para viver do HG e encontrar a verdadeira prosperidade na auto-estima: tudo isto faz parte da "jornada do herói".

LIVE-WITH 1

"Faz apenas o que gostas, ama tudo o que fazes"

Chegamos então à primeira heurística. Durante uma semana viva com este desafio. Procurar fazer apenas actividades que cumpram pelo menos um dos critérios seguintes:
- sejam fáceis e agradáveis;
- tenham sentido
- sejam "naturais"
- façam o tempo "passar" rápido
- deêm a sensação de contribuição.

Em todas as outras actividades (ex. as "obrigações") tentar ver as mesmas num contexto maior, ver o que elas trazem de bom. Tentar também fazer coisas para tornar as actividades agradáveis.


CAP.5 - TRANSFORMAR MEDOS EM OPORTUNIDADES
Todos os paus têm 2 bicos e quanto maior o pau, maior as pontas!
Temos 3 formas de abordar os medos:
- fugindo deles (ou reprimindo-os)
- lutando com eles
- aproximando-nos deles

A melhor forma de transformar os nossos medos é através da aproximação, pois é a única maneira de irmos à "fonte" e de os podermos compreender e alterar.

Como lidar com os medos?
1 - Para aspectos intelectuais, dados e factos:
"o que é que ainda não percebi?"

2 - Para aspectos emocionais:
"o que é que realmente estou a sentir?"

3 - Para os aspectos físicos / sensoriais:
"o que é que ainda não consegui ver?"

4 - Para chegar ao conhecimento interior:
"o que é que a minha sabedoria intuitiva me diz?"

5 - Para se ligar à sua "criança interior":
"o que é que a pequena criança em mim tem a dizer da situação?"


LIVE-WITH 2
"Não te preocupes, simplesmente FAZ"


Durante uma semana procurar:
- enfrentar os medos e procurar a sua energia e ensinamentos
- não agonizar sobre o que poderá correr mal, correu mal no passado, etc.
- estar "aqui e agora"
- não te preocupares com o futuro, pois "deus já lá está"
- vê-te como o herói que vive a sua aventura
- confiar que tudo vai correr bem!


CAP.6 - RELACIONA-TE DO CORAÇÃO
Exercício: visualiza uma pessoa que amas. Imagina que não a vês há muito tempo e estás na sala de espera do aeroporto. Imagina o reencontro. Agora mantém esse sentimento. Experienciaste o teu Highest Self! Repara como ele está em ti e não no outro.

LIVE-WITH 3
"Vê com o coração"


Durante uma semana:
- praticar amar todas as pessoas com quem se relacione. Tentar ver o lado humano de cada pessoa, mesmo aquelas que nos parecem maldosas.

"Quando vês o melhor no outro ele tende a comportar-se em conformidade" Michael Ray


CAP.7 - EXPERIENCIA SINERGIA A TODO O MOMENTO
Sinergia não é balanço, é ligação e harmonia com o todo. 83% das pessoas sentem-se em balanço nas alturas mais caóticas da sua vida, pelo que aquela ideia de "balanço" trabalho-família é muitas vezes totalmente desadequada. Para haver equilibrio e balanço é necessário movimento, da mesma forma que uma pessoa em cima de uma bicicleta tem que dar aos pedais para não cair.

LIVE-WITH 4
"Sim ou Não"


Durante uma semana:
- deixar "cair" as decisões "standard" e aproxima-te das coisas de forma intuitiva, decidindo tudo com apenas "sim" ou "não". Se for difícil lançar uma moeda ao ar. Se der vontade de lançar outra vez a resposta está dada. :)


CAP.8 - TORNA-TE UM LÍDER GENERATIVO
Quando entramos no nosso "dom" começamos a receber dos outros e do Universo. Isto vai aumentando o nosso fluxo de dar e receber. Funciona um pouco como um dínamo, que quanto mais roda mais energia gera. "Quando te aproximas do teu ser mais energia tens e com mais energia nada de mau te poderá acontecer".

LIVE-WITH 5
"Participar no fluxo de dar e receber"


Durante uma semana:
- entra no "flow" dando principalmente o que mais te custa
- poderás dar algo que tens retido
- dá quando for difícil
- dá o teu TRABALHO

Verás que à medida que dás ficarás mais aberto a receber!
- dá a ti próprio todos os dias
- surpreende alguém
- dá sem a pessoa saber quem deu


NOTAS FINAIS
O autor sugere que este seja um trabalho a desenvolver com tempo, procura, dedicação e paciência mas que o resultado no final compensa largamente. Nesse sentido, ficam alguns desafios:
- procurar definir o seu Highest Goal
- criar uma expressão de ti próprio (quem és e quem queres ser)
- usar os "live-with's" (um por semana)
- fazer um novo cartão de visita (nota: no fim de ler o livro já tive vários cartões diferentes. Actualmente o meu diz "Happiness Explorer")

O livro tem muitos mais "live-with's" e está recheado de exercícios super interessantes para nos ajudar a encontra o nosso "Highest Goal", a nossa felicidade, o nosso propósito. Nesse sentido recomendamos vivamente que se sentiu ressonância com este resumo adquira o livro pois vale mesmo a pena!

"A iluminação é, na verdade, seres quem és, da forma como és agora, sem culpa, vergonha, medo ou segundos pensamentos. Apenas sê quem és. É o suficiente. Isso é ser iluminado." Jordan Gruber

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bomo resumo. É um apelo ao "parar e pensar" numa série de coisas, que no corre corre do dia-a-dia, não conseguimos.

Ze disse...

Gostei da dicace do resumo, por acaso já encontra-se traduzido?

Vasco Gaspar disse...

Olá Zé.
Não sei. Uma dica? Google it! ;)

Suzana disse...

Muito bom artigo Vasco!
Ando à procura do meu HG à algum tempo e este resumo fez-me reflectir.
Será que existe uma "ponte" com a auto-trancendência de Maslow?