segunda-feira

Teoria Integral (Ken Wilber) - Parte V (ESTADOS)

Ainda por aí? Temos conseguido ser claros a explicar a teoria integral, ou pelo menos a forma como a interpretamos? É que nem sempre é fácil de traduzir a coisa em conceitos simples, relacionando QUADRANTES, LINHAS e NÍVEIS. Temos noção que por vezes a teoria é uma receita perfeita para dar nós no cérebro. :)

Estamos quase no final da nossa saga e hoje vamos entrar nos ESTADOS (o próximo post será o último, sobre os TIPOS).

ESTADOS (geral)
- são experienciados acima de tudo na primeira pessoa;
- são estados de consciência que descrevem aquilo que conseguimos percepcionar num determinado momento;
- são normalmente temporários, ao contrário dos níveis/estruturas;
- emergem em todos os quadrantes, como por exemplo:
TIPOS DE ESTADOS (entrando apenas no quadrante UL, interior individual)

A partir de agora vamos apenas analisar os estados relacionados com a consciência de cada indivíduo, ou seja, que dizem respeito ao quadrante UL - interior individual - e que, por isso, são experienciados na primeira pessoa.

Segundo o autor existem 3 tipos de estados:

A - ESTADOS FENOMENOLÓGICOS
Dizem respeito a todo o leque de emoções humanas e fenómenos como insights e intuição.

B - ESTADOS ALTERADOS/NÃO COMUNS
Dizem respeito aos estados que são induzidos seja por factores exógenos (ex. consumo de drogas, traumas, experiências de quase-morte, tecnologias - ex. sons binaurais - etc.), ou por factores endógenos (ex. estados meditativos, estados holotrópicos, estados de flow, sonhos lúcidos, etc.).

C - ESTADOS NATURAIS
Referem-se aos estados que todos os seres humanos experienciam naturalmente no seu dia-a-dia: acordado, sonho e sono profundo. Segundo o autor é possível estar "acordado" e consciente em qualquer um destes 3 estados naturais e isso pode inclusivamente ser treinado (ex. meditação pode levar a conseguir atingir esta capacidade de "presença").

Um ponto muito importante é que todo o estado no quadrante UL (interior individual) tem um "corpo" físico que o sustenta e relacionado com o mesmo, concretamente:
- estado acordado -> corpo "grosseiro"
- estado sonho -> corpo "subtil"
- estado sono profundo -> corpo causal

Segundo o autor, um verdadeiro desenvolvimento integral tem em conta estes 3 "corpos" (assim como outros factores) e os mesmos devem ser desenvolvidos e "nutridos". Por exemplo, o corpo "grosseiro" deve ser trabalhado com práticas como nutrição e exercício físico, o corpo "subtil" com práticas como o Yoga e o Tai-Chi e o corpo causal, por exemplo, desenvolvendo a nossa capacidade de "testemunhar", de estar totalmente presente e em relação com o nosso Self (com letra maiúscula). Um bom livro para quem quiser ter um guia nesse sentido é o Integral Life Practice.

A teoria integral aqui entra em alguns campos mais "esotéricos" nos quais não nos sentimos totalmente confortáveis de abordar, principalmente por não os conseguirmos traduzir por palavras, e também, em alguns casos, por não compreendermos alguns dos conceitos.

Um ponto que achamos fascinante mas que não iremos abordar aqui, pelas razões acima explicadas, é o modelo de Wilber-Combs, onde se relacionam estados com os níveis das linhas consciência (modelo de Gebser) e fé (modelo de Fowler). Bem, se a frase anterior é complicada imagine como será o modelo! Deixamos abaixo um gráfico relacionado:
Este modelo permite, por exemplo, explicar porque é que duas pessoas perante o mesmo ESTADO alterado de consciência (ex. uma experiência de pico), podem ter interpretações totalmente diferentes consoante o NÍVEL em que se encontram (ex. uma pode sentir que esteve em contacto com DEUS, outra diz que foi com o NATUREZA, outra com o UNIVERSO, etc.).


NOTAS FINAIS
Este elemento do "mapa integral" é dos mais importantes para percebermos o nosso desenvolvimento enquanto indivíduos e sabermos como podemos evoluir de uma forma integral.

É aqui que percebemos porque é que por vezes um estado alterado de consciência (ex. uso de drogas, trauma, etc.) pode fazer com que a vida de uma pessoa mude por completo. Ou porque é que apostar no nosso desenvolvimento pessoal através do "cultivo" de estados mais elevados de consciência, faz com que consigamos subir de NÍVEL em diferentes linhas (curiosidade: segundo o autor, de todas as coisas testadas até ao momento - ex. psicoterapia, nutrição, grupos de desenvolvimento, etc. - a única coisa comprovada ajudar um indivíduo a subir até 2 níveis de desenvolvimento na sua linha de consciência num curto espaço de 2 a 3 anos é a meditação).

Infelizmente é um elemento demasiado "denso" e complexo para nós o conseguirmos mastigar de uma forma que seja mais facilmente "absorvida" mas esperamos que já tenhamos pelo menos aberto a curiosidade para que o explore por si.  :D

Sem comentários: