quinta-feira

A Nova Inteligência - Daniel H. Pink (2006)

Daniel H. Pink neste livro basicamente diz-nos que o futuro pertence a quem for capaz de usar o lado direito do seu cérebro.

Boas notícias para: artistas, inventores, designers, contadores de histórias, prestadores de cuidados de saúde e psicólogos.

Más notícias para os "trabalhadores do conhecimento": Advogados, Médicos, Contabilistas, Executivos (sim, você que tem um MBA também) e Engenheiros.

E porque é que isto está a acontecer? Muito devido ao paradoxo da Prosperidade: a abundância brindou a nossa existência com objectos maravilhosos mas esta quantidade de bens materiais não nos faz necessariamente mais felizes -> EXISTE UMA PROCURA CRESCENTE DE SENTIDO!

Qualquer trabalho baseado em rotinas, que pode ser reduzido a um conjunto de regras ou decomposto numa série de passos que se repetem ESTÁ EM RISCO.

Para sobreviver, terá que fazer 3 questões:
- alguém pode fazer o mesmo noutro País por menos dinheiro?
- um computador faz o mesmo mais rápido?
- o que tenho para oferecer tem procura neste cenário de abundância?

Alguns dados curiosos de quem já percebeu a mudança:
- Na Faculdade de Medicina de Yale os estudantes treinam os poderes de observação no Centro de Arte Britânica;
- Os Mestrados nas áreas Artísticas são hoje os novos MBA (sim, leu bem).

Hoje procura-se acima de tudo a conjunção de 2 factores:
- HIGH TOUCH: capacidade de sentir empatia pelos outros, entender as subtilezas da interacção entre as pessoas, saber encontrar a satisfação de viver dentro de nós próprios, bem como de ajudar os outros a fazê-lo e, também, ser capaz de perseguir um sentido para a vida além da rotina diária;

- HIGH CONCEPT: capacidade de criar beleza artística e emocional, detectar padrões e oportunidades, elaborar uma narrativa satisfatória e combinar ideias desconexas num novo objecto.


OS 6 SENTIDOS
Assim, de forma a sobrevivermos e prosperarmos temos que desenvolver 6 aptidões próprias do hemisfério direito:

1 - DESIGN
Já não chega a funcionalidade. É vital criar algo que seja também bonito, original ou emocionalmente apelativo.
Segundo a Escola de Gestão de Londres, por cada 1% de vendas investido no Design dos produtos, as vendas e lucros sobem em média 3 a 4%!!!

2 - HISTÓRIA
Já não chegam os argumentos, é necessária uma boa narrativa em torno do artigo que se vende.
Hoje em dia o acesso à informação é praticamente ilimitado. A vasta disponibilidade e o acesso instantâneo aos factos retiram-lhe valor. O que começa a importar é a capacidade de colocar estes factos num CONTEXTO e de os apresentar com IMPACTO EMOCIONAL.

3 - SINFONIA
Já não basta a especialização. Mais do que análise, hoje é necessária a síntese -> visão abrangente, cruzar fronteiras e combinar diferentes demandas. Nesse sentido os tempos que se avizinham oferecem oportunidades a 3 tipos de indivíduos: o inventor; o criador de metáforas; o transgressor.
Um exemplo disso? Empresas financeiras americanas que contratam poetas para lugares de gestão!

4 - EMPATIA

Já não basta a lógica. O que distinguirá os indivíduos de sucesso será a sua capacidade de compreender os desejos dos outros homens, de estabelecer relacionamentos e de mostrar interesse e preocupação com os outros. Por exemplo, nos EUA, a comunicação eficiente e empática é já um critério de avaliação geral dos estudantes de Medicina.

5 - DIVERSÃO
Já não chega a seriedade. É necessária descontracção, pois os benefícios são enormes (quer maior exemplo que o GOOGLE?).

6 - SENTIDO
Já não chega possuir. Vivemos num mundo de riqueza material, pelo que muitos procuram objectivos mais significativos: a transcendência, a realização espiritual e o sentido da Vida.


Espero ter-vos aberto o apetite para este livro fantástico!

"As pessoas têm o suficiente para viver mas nada para que viver. Possuem os meios mas nenhum fim" - Victor Frankl.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não acredito!

O Mundo sempre evoluiu com tecnologia e aqui os engenheiros dão cartas.

E num Mundo cada vez mais complexo as abordagens científicas vão ser determinantes.

Vasco Gaspar disse...

É livre de não acreditar.
Creio que o autor não se refere ao facto de irmos deixar de precisar de Engenheiros. Creio que a questão se prende é com a necessidade de Engenheiros Ocidentais pois a "Chindia" cresce a uma velocidade alucinante e será cada vez mais fácil (e barato) contratar este tipo de mão de obra fora.

Anónimo disse...

Para onde caminhamos então?
Para um mundo em que rir, chorar e sobretudo "sentir" de uma forma partilhada, serão o patrimonio a alcançar? Sera de certeza um mundo mais nobre.
Irei ler este livro,para contribuir para esse mundo...

José Luís Santos Guimarães disse...

Por um mundo technicolor,

Claro que engenheiros, advogados, gestores, etc... dão cartas, são os maiores, e tal como quaisquer humano apreciam muito o "hi touch"!!! Contudo, a falta de visão periférica destas corporações não lhes permite ver o mais importante: o "hi concept"!!!

Estas corporações utilizam intensamente o hemisfério esquerdo do cérebro, pensando que todos os processos começam e acabam dentro dessa zona do cérebro – um pouco à maneira do Rei Sol!!!

A amígdala direita do cérebro, pelo contrário, nada tem contra a sua amiga amígdala esquerda! …é humilde, inteligente, e pouco preocupada com a pseudo grandeza e “monocefalite” da sua irmã esquerdina!!!

Pela sua arquitectura funcional, a amígdala direita, necessita do reconhecimento da esquerda, e está sempre disponível para colaborar e ajudá-la a encontrar o “hi concept”! …que ela desconhece de todo!!!

Quem nunca ouviu uma autoridade incontestável, [engenheiro, advogado, gestor], chamar louco a um pobre designer que apresenta uma ideia estapafúrdia??? ...muitas vezes a breve prazo, conclui-se tratar-se de um contributo para a evolução do mundo!!! incapaz de ser conceptualizado pelas tais corporações! “Já muita gente foi lançada à fogueira por ter ideias.” Atenção amigdala esquerda... a Sta Inquisição já não tem razão para existir!

Sosseguem aqueles que não acreditam na perfeição do cérebro humano… o calculismo e a racionalidade da amígdala esquerda, a breve prazo sentir-se-á tão envergonhada que não terá outra hipótese a não ser aceitar a mão da sua irmã direita!!!

O mundo evolui a uma velocidade vertiginosa! O cérebro humano, também, um pouco mais lentamente é certo! Mas quando as duas partes da cachimónia se entenderem, a evolução será rápida e nessa altura, o cérebro humano será autor de grandes obras!

Já li o livro “A whole new mind” e recomendo-o, especialmente, aos que partilham a ideia da supremacia da esquerda, e desvalorizam quem privilegia o desenho das coisas, dos pensamentos, das relações humanas...

High Concept & High Touch

Vasco Gaspar disse...

Obrigado pelo comentário!

DárioF disse...

Gostei muito deste livro. Ilustra muito bem as mudanças subtis que atravessamos no caminho para uma nova era... Torna-se cada vez mais importante a inteligência emocional e relacional.

isa loureiro disse...

O holismo nas suas 4 dimensões: emocional, espiritual, racional e física. Gostei :-)