sexta-feira

ZorBuddha - Vasco Gaspar (2009)

Este é o resumo de algo que já de si é um resumo de mais de 100 livros. Surgiu por acaso, como uma ferramenta para consumo próprio, que depois foi partilhada gratuitamente online ( http://bit.ly/afqBQ5 ) e que hoje já se encontra em mais de 15 países. É uma mensagem que acredito tão profundamente que larguei uma carreira de consultor organizacional para me dedicar a ela com maior dedicação.


NEUROPLASTICIDADE 
O nosso cérebro não é estático, evolui continuamente. Assim, se uma pessoa se focar nas coisas positivas que o rodeiam, isso irá reforçar as ligações entre neurónios, fazendo com que a pessoa, com o tempo, se torne efectivamente mais positiva. Assim, o ZB poderá ser visto como um diário guiado que ajuda a focar nas pequenas grandes coisas que nos rodeiam. E com uma grande vantagem: leva menos de 10 minutos por dia a preencher.


ESTRUTURA
A ferramenta tem 2 secções principais (5+5min) e 2 secções secundárias (facultativas).


ANÁLISE POR SECÇÃO
A – Ao acordar 
O nosso cérebro funciona muitas vezes como um computador. Damos-lhe uma instrução e ele processa-a. Assim, quando lhe fazemos uma pergunta ele começa a procurar respostas. A ideia aqui é começar o dia a fazer algumas questões positivas que ponham o cérebro a trabalhar para o nosso bem-estar, assim como com objectivos que nos ajudem a focar.

B – Ao deitar 
À semelhança da manhã, a ideia é usar questões para nos ajudar a focar no que interessa. São 3 questões:
1 – pensar em 3 coisas positivas que tenham acontecido durante o dia;
2 – pensar em algo que tenha sido diferente do dia anterior;
3 – pensar em algo pelo qual se está grato.

C – Caixa de ferramentas 
Esta é uma secção que deverá ser usada para o caso da pessoa estar a ter algum problema concreto. Tem 2 ferramentas: o “Download de problemas”, que ajuda a "descarregar" o problema, e o “Mas-Killer”, que é um desbloqueador de situações.

D – Ponteiros Diários
Podemos dividir o ser humano em 4 áreas principais e idealmente devemos tê-las em equilíbrio no sentido de conseguirmos estar bem connosco e com o que nos rodeia. Nesse sentido, esta é uma secção cujo objectivo é dar alguns exemplos de práticas que podem ser utilizadas para trabalhar cada uma das áreas. Estes são os ponteiros que foram seleccionados com base na investigação:

1 – Nível Físico
- Actividades de relaxamento
- Respiração abdominal
- Dieta equilibrada
- Actividade física
- Dormir (7-9h)
- Beber água

2 – Nível Mental
- Ler/Escrever
- Enfrentar medos
- Evitar MEDIA
- Cometer novos erros
- Prioridade ao importante
- Ouvir o dobro do que se fala

3 – Nível Sócio-Emocional
- Namorar com a vida
- Sorrir/Rir/Brincar
- Desenvolver hobbies
- Evitar pessoas “tóxicas”
- Estar com amigos/Família
- Sem QUEIXAS

4 – Nível Espiritual
- Meditar/Viver no presente
- Passar tempo na natureza
- Ser fiel aos valores
- Agir com sentido
- Deixar legado
- Voluntariado

(NOTA: são ponteiros, não obrigações)


PROGRAMA 
O desafio que é lançado é de 90 dias e está estruturado da seguinte forma:
- Avaliação inicial, para saber onde se encontra;
- Compromisso pessoal e definição de objectivos;
- Ferramenta diária, “O” ZORBUDDHA;
- Balanços a cada 30 dias;
- Desafios a cada 30 dias;
- Avaliação final, para perceber a sua evolução.


Porque falo dela aqui e hoje? Apesar de estar disponível gratuitamente para download, existe também uma versão encadernada (e bonita!) que pode ser adquirida no site da Bubok. Como esta empresa hoje faz 2 anos, os portes de envio (aproximadamente 8€) são gratuitos, razão pela qual partilhamos.
LIVRO - http://bit.ly/bfJTr0


O objectivo final é mudar o mundo, começando por mudar cada um de nós, mote que, inclusivamente, utilizei no meu talk no Ignite: http://bit.ly/bnAdNj

Espero que seja útil!

2 comentários:

Diogo Oliveira disse...

Vasco, muitos parabéns pelo que considero ser um vislumbre daquilo que um dia será o teu legado! Obrigado não só por partilhares as ideias dos grandes mestres como por teres ousado extrair algumas das ideias mais importantes e a teres convertido numa ferramenta prática que visa catalizar qualquer mudança desejável no dia-a-dia das pessoas. Mais de 1103 pessoas já o têm. Onde é que isto vai parar? Eu digo-te: a avaliar pelo potencial, a todo o lado! :)Os meus sinceros parabéns. Força aí! Nunca pares! :)

Vasco Gaspar disse...

Olá Diogo!

Muito obrigado pelas tuas simpáticas e enérgicas palavras!

Vou continuar, ainda com mais inspiração agora.

Abraço!
Vasco