sábado

Aprenda a ser Feliz - Tal Ben-Shahar (2007)



Quando o autor começou a dar este curso em Harvard inscreveram-se 8 alunos, 2 dos quais desistiram. Passados poucos anos era o curso mais concorrido de sempre. Ficam aqui algumas ideias.


“Se somos tão ricos, porque não somos felizes?” Enquanto as pessoas acreditavam que tinham que satisfazer as suas necessidades básicas para serem realizadas era fácil explicar a infelicidade. Hoje há um paradoxo difícil de explicar. Por exemplo, em 1957, 52% dos Britânicos diziam que eram muito felizes. Em 2005 apenas 36% o declararam, apenas da riqueza ter TRIPLICADO!


“Sou Feliz?” Esta é uma questão fechada, que sugere uma abordagem de “sim ou não” e que não é eficaz. Vale mais perguntar a si próprio: “como posso ser mais feliz?”.


TEMPO
A forma de lidar com o tempo tem influência directa na nossa felicidade. Segundo o autor, para atingirmos a felicidade duradoura devemos, por um lado, apreciar o momento presente ao mesmo tempo que perseguimos um objectivo futuro.

Assim, por um lado, devemos ter PRAZER no que fazemos. Por outro, devemos fazer coisas com SIGNIFICADO.

Uma boa forma de analisar a nossa relação entre prazer e significado é “dissecar” as actividades diárias em:
- tempo (horas);
- significado (1-5)
- prazer (1-5)

Olhe para a sua vida. Tempo de fazer algumas mudanças??


METAS
Segundo um estudo de David Watson, é o processo de nos empenharmos nas metas – e não alcançá-las por si só – que é crucial para a felicidade. AS METAS SÃO MEIOS, NÃO APENAS FINS. . O seu papel apropriado é libertar-nos para que possamos apreciar o aqui e agora.


DINHEIRO
Se lhe perguntar: “ao fim de um ano, quem é mais feliz: uma pessoa que ganhou a lotaria, ou uma pessoa que ficou tetraplégica?”. Um estudo de Philip Brickmon comprovou que passado um ano as pessoas voltavam ao seu estado “normal” de felicidade que tinham anteriormente.
O dinheiro – alem do mínimo essencial necessário para comida e abrigo – não passa de um meio para atingir um fim. No entanto, confundimos muitas vezes meios com fins, que sacrificamos a nossa felicidade (FIM) em prol do dinheiro (MEIO). Um exemplo claro


TRABALHO
Nos EUA apenas 50% das pessoas declaram estar satisfeitas com o seu emprego (imagino em Portugal).

Do que precisamos para implementar a mudança nas nossas vidas é coragem. E a coragem não é ter medo. É TER MEDO E MESMO ASSIM IR EM FRENTE.

3 formas de encarar o trabalho:
- como um emprego
- como uma carreira
- como uma vocação

De que forma encara o seu? É necessário um esforço consciente e concertado para descobrirmos a nossa vocação, porque somos normalmente encorajados a seguir o que fazemos bem e não aquilo que QUEREMOS FAZER.

3 questões que deve fazer para encontrar o SEU trabalho:
- o que me traz SIGNIFICADO?
- O que me dá PRAZER?
- Quais as minhas QUALIDADES?

É na intersecção destas 3 questões que encontrará a resposta!


RELAÇÕES
Muitos acreditam que a chave para uma relação de sucesso é encontrar o parceiro certo. No entanto a componente mais importante de uma relação feliz NÃO É encontrar a pessoa certa mas antes APERFEIÇOAR a relação ESCOLHIDA.


GENEROSIDADE
Quanto mais ajudamos os outros, mais felizes somos e quanto mais felizes somos maior propensão temos para ajudar os outros.


EXERCÍCIO
Imagine que tem 110 anos. Acabou de ser inventada uma máquina do tempo e dão-lhe a oportunidade de regressar ao momento presente por 15 minutos. O que diria ao seu EU ACTUAL? Que conselhos lhe daria?


CONCLUSÃO
Temos uma vida feliz quando retiramos prazer e significado da companhia dos outros, ou da aprendizagem de algo novo, ou do empenho que dedicamos a um projecto no emprego. Quanto mais preenchermos os nossos dias com estas experiências mas felizes seremos. E É SÓ ISTO!  





Muito fica por dizer relativamente a este livro, pelo que é daqueles que aconselho vivamente a que seja lido na íntegra!                              

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho acompanhado as aulas de Tal Ben-Shahar na Universidade de Harward atravês de uma série de vídeos feitos por um dos seus alunos e fiquei curiosíssima em comprar o livro! É uma matéria fantástica com soluções, de certa maneira, óbvias. No entanto, só se tornam óbvias depois de pessoas excepcionais como Ben-Shahar e autores que ele cita nos "abrirem os olhos" para uma nova visão da vida.

Anónimo disse...

Tenho acompanhado as aulas de Tal Ben-Shahar na Universidade de Harward atravês de uma série de vídeos feitos por um dos seus alunos e fiquei curiosíssima em comprar o livro! É uma matéria fantástica com soluções, de certa maneira, óbvias. No entanto, só se tornam óbvias depois de pessoas excepcionais como Ben-Shahar e autores que ele cita nos "abrirem os olhos" para uma nova visão da vida.

Anónimo disse...

Porreiro :-)

Anónimo disse...

Escutei uma palestra de Ben Tal Sahal em 2009, em Santiago, Chile. Acheio interessantísimo como pessoa e suas predicas fazem muito sentido e além disso muita coisa que falou são coisas provadas científicamente através de certos examens neurológicos de ultima geração. Vale a pena escutá-lo !!!!!